Equipamentos E2SW

O E2SW é um equipamento para água doce, destinado ao armazenamento e recuperação de água/xarope nos processos de adoçamento e desadoçamento do sistema E2LIT (processo de tratamento de açúcar), reduzindo drasticamente as perdas de açúcar.

Todo o xarope produzido pela planta passa pelo medidor de brix instalado no equipamento, onde é feita a seleção entre as soluções de brix baixo (direcionadas ao tanque de água doce) ou brix dentro dos parâmetros (direcionadas ao sistema de resfriamento e estocagem de xarope simples). Nos processos de troca iônica, o equipamento permite ainda o desadoçamento individual de cada equipamento da xaroparia (Ex.: E2SAF, E2TI, E2CAF).

O E2SW permite a armazenagem do xarope/água doce de forma segura, pois pode contar com sistema de aquecimento da solução para uma temperatura de até 90ºC e a inertização com ar filtrado e tratado por UV. O equipamento também possui um filtro polidor, para a retenção de possíveis partículas insolúveis que possam ter sido arrastadas nos processos de adoçamento e desadoçamento dos filtros/colunas.

A água doce recuperada será utilizada para a alimentação do sistema de dissolução de açúcar, minimizando as perdas de processo.

Vantagens do equipamento

  • Quando na opção de medição de brix por medidor mássico, o equipamento, informará o total de açúcar produzido pelo sistema de dissolução/tratamento de açúcar.
  • Construção robusta sob skid metálico. Todas as soldas em tubulações por onde o produto irá fluir são inspecionadas e aprovadas por especialistas.
  • Rede AS-I de comunicação entre os instrumentos e válvulas, o que reduz consideravelmente a quantidade de fios e cabos necessários no equipamento, facilitando a manutenção e tornando a operação mais estável.
  • Conexões elétricas IP67/69k.
  • Posicionamento das válvulas aberto/fechado monitorado e registrado no sistema de supervisão.

Informações Técnicas

Capacidades disponíveis 2.000 / 5.000 / 8.000 / 10.000 / 15000 / 20000 / 25000 / 30.000 / 40000 L (acima, sob consulta)h
Concentração do Produto estocado 0 a 67° Brix
Temperatura de estocagem 25 a 90 °C - conforme necessidade
Sistema de aquecimento Quando incluído no equipamento, será com trocador de calor casco-tubular em inox 304 (lado vapor) e 316L (lado processo)
Sistema de inertização Filtração do Ar + UV (opcional)
Controle do Processo Manual – por placa de fluxo ou Automático com válvulas mixproof
Medição de Brix Incluso
Totalização do açúcar produzido no sistema Opcional
Controle Através de Software próprio e PLC da planta
Visualização e Operação Através de IHM / Sistema Supervisório da planta

Seguranças Operacionais

Variação da leitura do Brix +/- 0,1° Brix
Controle da temperatura da água no tanque Automático com sensor de temperatura
Indicação de nível Automático com Transmissor por coluna de líquido
Proteção contra transbordamento Automático com Chave de nível
 
Proteção para bomba não operar a seco Automático com Chave de nível
   
   
   
 
   
   

Utilidades necessárias

Vazão / Corrente Pressão / Tensão
Vapor Sob consulta 8 bar
CIP Sob consulta 3 bar
Água clorada (para selagem bomba) 20 L/h 3 bar
Ar comprimido 1 Nm3/h 7 bar
Energia Sob consulta Sob consulta