Equipamentos E2SOLV

O E2SOLV é um equipamento utilizado para dissolução contínua de açúcar, produzindo um produto final homogêneo e com alta estabilidade de brix.

É projetado para uma partida rápida, disponibilizando xarope simples na vazão nominal poucos minutos após a partida.

No E2SOLV, a água e o açúcar se misturam no tanque dissolutor, formando uma solução que contém cristais e açúcar diluído. Esta mistura é então bombeada através da câmara de separação, onde a parte diluída segue adiante no processo e a parte que contém cristais não dissolvidos retorna para o tanque através de jetmixers. O processo é contínuo, controlado por PLC. Quando o E2SOLV está em produção, o açúcar e a água são adicionados e o xarope diluído é retirado das câmaras de separação simultaneamente. O xarope passa pelo controlador de brix que atua na modulação da quantidade de água, ajustando o brix aos valores programados.

Se durante o processo, ocorrerem variações fora da faixa de brix especificada, o equipamento bloqueia o envio de xarope para a saída do equipamento até que o mesmo seja corrigido automaticamente.

Vantagens do equipamento

  • A necessidade de intervenções do operador é reduzida praticamente à zero, pois o equipamento parte e para de forma automática, seguindo as necessidades de xarope dos processos subsequentes.
  • A limpeza do E2SOLV também é feita automaticamente, onde a solução de limpeza é enviada por um sistema CIP e a distribuição das soluções por todas as tubulações e componentes é automática. Se a central CIP for automática, o processo é otimizado por meio de troca de sinais.
  • Construção robusta sob skid metálico. Todas as soldas em tubulações por onde o produto irá fluir são inspecionadas e aprovadas por especialistas.
  • Comparado com os sistemas tradicionais de dissolução, o E2SOLV necessita de uma área reduzida de instalação, ocupando em média 60% menos espaço, considerando-se a mesma capacidade de produção.
  • Rede AS-I de comunicação entre os instrumentos e válvulas, o que reduz consideravelmente a quantidade de fios e cabos necessários no equipamento, facilitando a manutenção e tornando a operação mais estável.
  • Posicionamento das válvulas aberto/fechado, monitorado e registrado pelo sistema de supervisão.
  • Conexões elétricas IP67/69k.

Informações Técnicas

Capacidades disponíveis 5.000 / 15.000 / 30.000 ou 40.000 l/h
Temperatura de dissolução 30 / 50 ou 85ºC
Brix Até 67º Brix
Controle Controle através de Software próprio e PLC
Visualização e Operação Através de IHM ou supervisório da planta
   

Seguranças Operacionais

Medição de Brix Por Refratômetro
Variação da leitura do Brix +/- 0,1° Brix
Indicação de nível Automático com Transmissor por coluna de líquido
Proteção contra transbordamento Automático com Chave de nível
Proteção para bomba não operar a seco Automático com Chave de nível
Proteção da mecânica para bomba Através de filtro com abertura 5 mm

Utilidades necessárias

Vazão / Corrente Pressão / Tensão
Açúcar Sob consulta NA
Água tratada Sob consulta 3 bar
CIP Sob consulta 3 bar
Água clorada (para selagem bomba) 20 L/h 3 bar
Ar comprimido 1 Nm3/h 7 bar
Energia Sob consulta Sob consulta