Equipamentos E2RESFR

O E2RESFR é um equipamento que tem a função de resfriar o xarope para uma determinada temperatura, conforme necessidades do processo.

O processo de resfriamento, geralmente ocorre em até três estágios. No primeiro, o produto a ser resfriado trocará calor com água de processo que será aquecida para ser enviada ao tanque de armazenagem ou ao E2SW (Equipamento de recuperação de açúcar). No segundo estágio, o produto é resfriado para 33ºC com troca de calor com água de torre e no terceiro estágio, o produto é resfriado a temperatura especificada com troca de calor com a solução refrigerante. A vazão da água de processo pode ser controlada de forma a otimizar sua utilização. Já a vazão de água gelada, é controlada automaticamente em função da temperatura de saída do produto. Em geral, em sistemas onde utiliza-se E2PASTER e dissolução a frio, o estágio de resfriamento com água de torre é eliminado, pois não proporciona resfriamento significativo devido ao aproveitamento de energia no pasteurizador.

O equipamento é montado em skid em inox e possui um trocador de calor a placas para resfriamento do produto, válvula de controle de água gelada, bombas, controle de temperatura e painel elétrico. A utilidade de água gelada deve ser fornecida pelo cliente.

Vantagens do equipamento

  • O E2RESFR é o único equipamento do mercado que, ao trabalhar com um dissolutor a frio, proporciona recuperação de energia do xarope, gerando assim uma recuperação de energia extra.
  • Monitoramento de temperatura constante, com a visualização em gráficos (quando adquirido com sistema supervisório)
  • Construção robusta sob skid de inox. Todas as soldas em tubulações por onde o produto irá fluir são inspecionadas e aprovadas por especialistas.
  • Rede AS-I de comunicação entre os instrumentos e válvulas, reduzindo consideravelmente a quantidade de fios e cabos necessários no equipamento, facilitando assim a manutenção e tornando a operação mais estável.
  • Conexões elétricas IP67/69k.

Informações Técnicas

Produto a ser tratado Xarope Simples / Xarope final / Sucos
Capacidade Até 100.000 l/h
Faixa de operação 30 - 100 % da capacidade
Material de construção do equipamento Construção sanitária e todas as partes em contato com o produto em AISI304 ou AISI 316L
Operação Manual / IHM / Supervisório

Seguranças Operacionais

Controle de temperatura do produto Através de válvula de controle, transmissores e intertravamentos de automação
Controle de vazão da água do primeiro estágio (quando adquirido) Através de válvula de controle, medidor de vazão e intertravamentos de automação

Utilidades necessárias

Vazão / Corrente Pressão / Tensão
Água Tratada Sob consulta 3 bar
Água de torre (apenas em alguns modelos) Sob consulta 3 bar
Água gelada Sob consulta 3 bar
CIP Sob consulta 3 bar
Ar comprimido 1 Nm3/h 7 bar
Energia Sob consulta Sob consulta