Equipamentos E2PASTER

O E2PASTER é um equipamento que tem a função de promover a redução da carga de microrganismos patogênicos presentes nos produtos tratados.

O resultado é obtido, através da elevação e manutenção do produto a uma determinada temperatura e por um tempo pré-determinado.

No E2PASTER ocorre o processo de pasteurização rápida, quando se aplicam temperaturas altas, na faixa dos 75/95˚C, durante alguns segundos. Este tipo de pasteurização é denominada HTST (High Temperature and Short Time = alta temperatura e curto tempo).

O equipamento é fornecido em skid de inox, onde estão montados o trocador de calor a placas para aquecimento e resfriamento do produto, tubulações de processo e o retardador, onde ocorre a manutenção do produto dentro da temperatura de pasteurização pelo tempo determinado. Temos ainda bombas, sistema para geração de água aquecida através de trocador casco-tubular, válvulas de controle para vapor, sensores e medidores para controle do processo. O E2PASTER trabalha com troca de calor indireta, ou seja, o produto troca calor com a água aquecida gerada no trocador casco-tubular, propiciando um melhor controle de temperatura, reduzindo riscos de sobre temperatura (com alteração de características do produto) e sistema dual safe - elimina o risco de contaminação do produto com vapor/condensado.

O trocador a placas é projetado para permitir a recuperação do calor, sendo assim, o calor do produto quente que já foi pasteurizado, aquece o produto frio que adentra no equipamento. Este processo de regeneração de calor proporciona um ganho considerável em energia e consequente redução no consumo de vapor e frio. A economia de energia pode atingir 87%, devido aos vários estágios de recuperação e calor.

Vantagens do equipamento

  • O E2PASTER possui sensor que controla a temperatura de saída do produto do retardador. Se a temperatura for inferior à especificada, o sistema recirculará automaticamente o produto, até que a temperatura atinja o set point e desta forma, garanta que o produto esteja na temperatura especificada durante seu percurso no retardador.
  • Monitoramento de temperatura constante, com a visualização em gráficos (quando adquirido com sistema supervisório).
  • Quando o equipamento é utilizado em conjunto com o sistema de dissolução de açúcar como pasteurizador de xarope simples, utilizamos o calor do xarope que sai do pasteurizador para aquecer o xarope simples frio, proveniente do sistema de dissolução, este processo promove uma recuperação de energia de até 87%.
  • Construção robusta sob skid metálico. Todas as soldas em tubulações por onde o produto irá fluir são inspecionadas e aprovadas por especialistas.
  • Rede AS-I de comunicação entre os instrumentos e válvulas, reduzindo consideravelmente a quantidade de fios e cabos necessários no equipamento, facilitando assim a manutenção e tornando a operação mais estável. Conexões elétricas IP67/69k.

Informações Técnicas

Tempo de retenção (holding) Até 90 segundos
Produto a ser tratado Xaropes, Sucos, bebidas e outros produtos alimentícios líquidos
Capacidade Até 100.000 l/h
Faixa de operação 30 - 100 % da capacidade
Temperatura de pasteurização Até 95 °C
Material de construção do equipamento Construção sanitária e todas as partes em contato com o produto em AISI304 ou AISI 316L
Operação Manual / IHM / Supervisório

Seguranças Operacionais

Controle de temperatura Através de válvula de controle, transmissores e intertravamentos de automação
Eliminação do ar do retardador Automático, através de tanque de desaeração com chave de nível e válvula automática
Alimentação de água para o circuito de água quente Automática – através de sensor de nível e válvula automática.
Segurança para sobre pressão Através de válvula de segurança na linha de vapor

Utilidades necessárias

Vazão / Corrente Pressão / Tensão
Vapor Sob consulta 8 bar
CIP Sob consulta 3 bar
Água clorada Sob consulta 3 bar
Ar comprimido 1 Nm3/h 7 bar
Energia Sob consulta Sob consulta