Equipamentos E2DES

O desaerador de água, tem a função de remover o ar dissolvido na água que será utilizada na preparação de bebidas, xaropes, sucos e outros produtos que necessitem água com baixo índice de O2 e N2.

O equipamento funciona pelo princípio da dupla aspersão da água em atmosfera de vácuo. A água que provém da rede, é esguichada no spray inferior do desaerador que em contato com a atmosfera de vácuo, tem seu nível de ar dissolvido reduzido. Esta água é então coletada no fundo do desaerador por uma bomba, que faz a aspersão novamente agora na parte superior, executando assim a segunda desaeração.

A água duplamente desaerada, permanece armazenada em um coletor interno e deste ponto, pode ser enviada para o sistema de preparo.

O nível do desaerador é controlado por um medidor tipo contínuo, que atua sobre a válvula proporcional de entrada de água, mantendo assim o nível constante.

Vantagens do equipamento

  • A alimentação de água para ser desaerada é controlada por válvula proporcional, adicionando desta forma ao equipamento, somente a água necessária para o processo. Este processo minimiza a ocorrência de golpes na tubulações de água, evitando picos de consumo com consequente queda de pressão na rede geral de água da fábrica.
  • A água utilizada para a selagem das bombas de vácuo é mantida em circuito fechado e é refrigerada por equipamento específico, ou seja, praticamente não há consumo de água.
  • Equipamento projetado segundo GMP sendo totalmente apto a cip a quente.
  • Bloqueio de operação e alarmes em caso de operação fora dos parâmetros.
  • Construção muito compacta e robusta sob skid em inox. Todas as soldas em tubulações por onde o produto irá fluir são inspecionadas e aprovadas por especialistas.
  • Rede AS-I de comunicação entre os instrumentos e válvulas, reduzindo consideravelmente a quantidade de fios e cabos necessários no equipamento, facilitando assim a manutenção e tornando a operação mais estável.
  • Oxigênio residual < 0,5 mg/l.

Informações Técnicas

Capacidade Nominal De 1.000 a 150.000 l/h
Faixa de operação 10% a 100% da capacidade nominal
Nível de vácuo Até 85% de redução da pressão atmosférica absoluta no local da instalação.
Filtros polidores para linha de água Opcional
Material de construção do equipamento AISI 304L ou AISI 316L (partes em contato com produto)
Controle Controle Manual ou através de Software próprio e PLC
Visualização e Operação Através de IHM ou supervisório da planta

Seguranças Operacionais para a versão automática:

Proteção das bombas para não rodarem a seco Através de controle de nível interno do equipamento
Controle de vácuo Através de transmissor por pressão absoluta
Controle de nível Através de transmissor capacitivo contínuo

Utilidades necessárias

Vazão / Corrente Pressão / Tensão
Água tratada Sob consulta 3 bar
Ar comprimido 1 Nm3/h 6 bar
Energia Sob consulta Sob consulta